Neste ano, o Dolls.com.br faz 10 anos, então achei interessante fazer um post especial contando essa história, já que eu sou uma testemunha dela (também faço dolls há 10 anos!). Como vocês já devem ter visto na seção de informações, as dolls, como as conhecemos, surgiram em 1995 como avatares para o chat "The Palace". A primeira doll - que era uma prep (esse mesmo estilo de doll que vc vê aqui no Dolls.com.br) - foi criada por Melicia Greenwood, que, na época, era mais conhecida pelo nick "Shattered Innocents". A partir da doll dela, muitos outros usuários do "The Palace" fizeram as suas e foi aí que começou a febre! :) Mas o povo não se contentou em usar o mesmo padrão de corpo da Melicia: logo surgiram outros tipos de base além da "prep", como a "mini", a "silent" e a "diva".

(exemplos)

Como as peças das dolls no "The Palace" eram intercambiáveis (ou seja, você podia trocar as pecinhas do seu avatar/doll), era normal ver várias dolls usando, por exemplo, a mesma cabeça. Hoje, pegar peças de outras dolls e usar na sua, é considerado FRANKENDOLL, mas naquela época era super normal! ^_^0 Copiar uma doll que você achou bonita e usar como avatar, assinatura ou colocar no seu site sem dar os créditos ao criador também era muito comum, mas hoje é considerado COPYCAT. Em 2001, quando a Lia criou o Dolls.com.br - que naquela época se chamava Lia's Palace - as coisas ainda eram assim, tanto que, para o primeiro concurso do site, eu (e praticamente todas as outras participantes) usei nas minhas dolls várias peças que peguei no dollmaker! :) Como vencedora do concurso, a Lia me convidou para participar do Lia's Palace. Como eu disse no meu post anterior, minha função era fazer encomendas. Se você costuma visitar as seções de dolls do site e ver as mais antiguinhas, com certeza já se deparou com muitas dolls minhas dessa época e viu que elas tem partes feitas por mim e partes de dollmakers (geralmente os cabelos, pois eu era péssima nisso! XD) - e não são só as minhas, quase todo mundo usava uma ou outra pecinha alheia, mesmo que editada:

Dolls minha, da Prips e da Gabi usando cabelos de dollmaker.

Também era comum as pessoas pegarem peças de outras dolls para fazerem as suas, especialmente quando se tratava de dolls de personagens de desenhos e animes, que têm roupas que se repetem e cabelos peculiares.

Dolls do Marco Aurélio e da Gabi usando o mesmo cabelo.

Só reforçando: não faça isso! Naquela época a gente não ligava, isso era normal, as mesmas pessoas que faziam peças que eram copiadas também copiavam outras de outras pessoas, mas hoje isso é considerado MUITO RUIM! Ninguém mais aceita. Em 2002, as bases era muito escassas! Havia uma meia dúzia de poses em pé e bases sentadas ou deitadas eram raríssimas! Nessa época vieram mais garotas para o Lia's Palace: a Prips, a Marocas, a Carolzetah, a Bia, as irmãs Gabi e Manu, a Thali, a Mione Freek, a Fê Croft...

Carolzetah, Prips, Marocas, Manu e Bia, por elas mesmas

Entrando em 2003, o "mundo doller" já estava muito diferente: As peças de dollmakers estavam ficando esquecidas! As preps ganharam uma nova cara - a pele mais clara (diferente daquele "laranja" do "The Palace"), o visual mais clean com cabelos e roupas com sombreamento simples e contorno bem definido, além do olhinho ter ficado levemente maior.

(comparativo)

Este ano foi marcado pelo aparecimento de três garotas que eram feras nesse estilo de doll: a Rubi_Moon_M e as gêmeas Biah e Bruh.

Dolls de Rubi_moon_m, Biah e Bruh

E então virou festa: nessa época houve um boom de sites de dolls! Eram inúmeros blogs, grupos do MSN e sites pessoais sobre dolls! Tinha muita gente dolleando e em 2004 surgiu o primeiro fórum de dolls brasileiro: o DollersBr, da Ruby - agora conhecida como Bamf! :) Por esse tempo também rolou uma febre de bases pernudas, feitas a partir de imagens do site PinUp Toons.

Dolls por mim, Biah, Leo e Rute

A equipe do Dolls.com.br continuou crescendo e se modificando: As portuguesas Rute e Mione também passaram a integrar o time.

Rute e Mione - acompanhada de sua amiga, também doller, Pipoka.

Nesse momento os dollers brasileiros também começaram a fazer, com mais freqüência, dolls em outras bases além das preps. Ah, e aquela onda "paz e amor" de usar peças dos outros sem creditar já estava acabando... Lá pelo ano de 2006 usar peças alheias nem era mais aceito, mesmo que com os devidos créditos. As pessoas que faziam isso acabavam levando bronca! ^_^0 Então surgiram outros fóruns de dolls, como o Elisium (que eu mesma criei! ^^), o Dreaming Dolls e o Mahart. Depois de 2007/2008 os sites de doll foram desaparecendo. O MSN mudou totalmente o esquema dos grupos e hospedagens gratuitas como o HPG, o Geocities e o Kit.net acabaram ou mudaram suas normas, fazendo com que os sites tivessem de se mudar. Muitos dollers também deixaram as dolls de lado, pois o tempo passa e vem as responsabilidades como o vestibular, a faculdade, o trabalho... Mas, se alguns se foram e deixaram saudades, outros vieram para trazer um ar novo à comunidade doller e continuamos sempre firmes e fortes! ^_^v

Dos novos talentos Julia, Adriely, Gabizinha e Natália Steck

Uma curiosidade: apesar de, atualmente, vermos bastantes dollers brasileiros fazendo dolls em outros tipos de base, as preps ainda são o nosso forte. Já fora do Brasil, nos fóruns e sites de dolls internacionais, as bases prep raramente são usadas.